Professor Lino Peres

Lino Fernando Bragança Peres (PT)

Número: 13333

Coligação: partido não coligado

Site: proflinoperes.wordpress.com

Histórico: Bacharel e mestre em Arquitetura e doutorado em Urbanismo, Lino Peres é professor e pesquisador em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi vice-presidente do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC) entre 2006 e 2008. Acompanha o Plano Diretor Participativo de Florianópolis, sendo representante da UFSC no Núcleo Gestor.

Candidatou-se a vereador em 2004, ficando com a segunda suplência de sua coligação, e em 2008, ocupando a primeira suplência. Assumiu o mandato de vereador por cerca de dois meses em 2011, fazendo severas críticas à administração Dario Berger. Em 2010, não obteve êxito na campanha ao cargo de deputado estadual.

O candidato e a bicicleta

O candidato em si teve pouca participação especificamente com a questão da bicicleta nos últimos quatro anos. Suas maiores contribuições vêm de estudos em urbanismo, nos quais a bicicleta é inserida.

Participou do Fórum Internacional sobre Mobilidade nas Cidades (2010) e Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades (2011), além das discussões do Plano Diretor Participativo.

Em 08 de dezembro de 2012, durante a Semana da Engenharia da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), convenceu o Secretário de Estado de Infraestrurua, Valdir Cobalchini, de que havia possibilidade técnica de implantação de ciclovia no Rio Tavares, na SC-405.

Propostas para Florianópolis

Consta entre suas propostas legislativas:

Defender a descentralização e redistribuição dos investimentos públicos urbanos na saúde, educação, lazer e cultura, parques, passeios e ciclovias, saneamento básico e transporte coletivo, com prioridade para as áreas deficitárias, evitando a concentração desses recursos em somente algumas partes da cidade.

Opinião: Bicicleta na Rua

Professor Lino Peres, como urbanista, enxerga as ciclovias como um dos componentes da cidade. Acredita que as ciclovias estão relegadas ao segundo plano nos governos e admite que carece gente para defender a bicicleta na política.

(Apoiado)

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