Elson Pereira

Elson Manoel Pereira (PSOL)

Número: 50

Coligação: Frente de Esquerda (PCB / PSOL)

Site: www.elson50.com.br

Histórico: Graduado em Engenharia Civil e mestre em Administração Pública, fez doutorado em Urbanismo no Instituto de Urbanismo de Grenoble (França) e pós-doutorado no Instituto de Geografia Alpina de Grenoble.

Professor de Planejamento Urbano do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, fez parte da representação da UFSC no Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Florianópolis. Tem dezenas de artigos publicados em revistas científicas.

O candidato e a bicicleta

Elson Pereira atua há bastante tempo junto à pesquisa acadêmica nas áreas de planejamento urbano, legislação e urbanismo junto aos ciclistas de Florianópolis. Tal fato tornou-o orientador da cicloativista Roberta Raquel, que conclui seu mestrado em Geografia com a dissertação: “Espaço em Transição: a Mobilidade Ciclística e os Planos Diretores de Florianópolis”.

Como parte do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Florianópolis, denunciou alguns dos vários remendos que surgiram à parte das discussões feitas pela comunidade.

Propostas para Florianópolis

Constam de seu Plano de Governo como propostas:

– Implantação de um sistema cicloviário integrado e conectado em todo o município por meio de “Bacias Cicloviárias”

– Busca da intermodalidade (Cicloviário, Marítimo, Rodoviário), priorizando os modais não poluentes e coletivos.

– Criação do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana de modo a financiar as iniciativas de melhoria da mobilidade urbana com recursos oriundos de diversas fontes: recursos orçamentários, retorno do IPVA, Zona Azul, propaganda veiculada em ônibus etc.

– Definir a ocupação territorial à partir da existência de infraestrutura e capacidade viária.

– Desenvolver o sistema viário de forma integrada ao planejamento territorial, priorizando o transporte coletivo.

Além disso, durante a campanha, promoveu a bicicletada José Lentz Neto, no Dia Mundial Sem Carro, em homenagem ao ciclista falecido recentemente no bairro Santa Mônica.

Carta de Compromisso com o Ciclista

Elson assinou a Carta de Compromisso no Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de setembro, durante a Circunferência de Mobilidade promovida pela Ritmos das Cidades.

Opinião: Bicicleta na Rua

O planejamento cicloviário de Elson está baseado intrinsicamente na questão do planejamento urbano. O conceito de bacias cicloviárias em Florianópolis surgiu de pesquisas em que Elson esteve envolvido. Esse conceito sugere um pensamento no deslocamento por bicicleta dentro de espaços previamente delimitados, num raio de até 8km, com superfície propícia ao pedalar, para nele pensar a inserção de pistas cicláveis e equipamentos urbanos para o ciclista. É uma ideia um tanto mais avançada do que pensar apenas na implantação de ciclovias em grandes eixos de deslocamento, sendo ambos complementares.

Esboços de como poderiam ser implementadas infraestruturas cicloviárias ao longo da Bacia do Itacorubi e na planície do Campeche podem ser vistos aqui.

No mais, todas as propostas são viáveis e, além de contribuir para o incentivo ao uso da bicicleta com segurança, também fornece os alicerces para tornar Florianópolis, em médio prazo, uma cidade amiga do ciclista (bike-friendly).

(Apoiado)

Voltar para a página das Eleições 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: