Publicado por: bicicletanarua | 26 outubro 2012

Dez anos de Bicicletada

Arte: Naiara Lima

“Uma década após ter surgido, a manifestação de ocupação das ruas pelos usuários da bicicleta que ficou conhecida como Critical Mass, traduzida para o português como Massa Crítica ou, simplesmente, Bicicletada, tomou forma em Florianópolis.

O que começou como um encontro mensal de amigos está hoje presente em centenas de cidades mundo afora. A Bicicletada é um movimento plural de ideias que busca difundir um novo paradigma em termos de mobilidade e planejamento urbano, incentivando o encontro e a sociabilização das pessoas através de formas ativas de deslocamento, o usufruto da cidade e de seu patrimônio histórico, cultural e ecológico de forma sustentável, e o reordenamento territorial de forma a propiciar uma cidade voltada para as pessoas.

Segunda cidade do país a contar com esse movimento, a capital catarinense viu, nos últimos anos, esse movimento crescer, acompanhando o aumento do número de ciclistas nas ruas. Atenta às necessidades do futuro da cidade, contribuiu para a educação de ciclistas e motoristas, para a recolocação da bicicleta como forma eficiente de transporte na cidade e para as necessidades urgentes de pistas cicláveis decentes e de bicicletários.

Toda última sexta-feira do mês, cidadãos de todas as classes e níveis sociais, usuários da bicicleta, encontram-se para, unidos, mostrar a grande massa de ciclistas que é frequentemente ignorada como componente do trânsito de nossa cidade.

A falta de fiscalização no trânsito, o desrespeito de diversos condutores de veículos motorizados e a ausência de ciclovias interligadas, entretanto, ainda afastam número considerável de pessoas desse meio de transporte. Apenas em Florianópolis, a demanda reprimida é enorme: 74% das pessoas passariam a utilizar mais a bicicleta se houvesse estrutura para tal.

Neste mês de outubro completam-se dez anos desde a primeira edição da Bicicletada Floripa. Foi uma década marcante, de muitas conquistas, mas que demonstra que ainda temos muito a fazer para que se possa executar uma política intermodal que contemple o uso da bicicleta e o caminhar aliados ao transporte coletivo, fornecendo as condições de humanização do trânsito.”

Fabiano Faga Pacheco

Arte: Luís Paulo Bortoli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: