Publicado por: bicicletanarua | 9 novembro 2011

Carlos Damião – Idéias velhas para a nova quarta ponte


Quarta ponte resgata ideias da segunda

Impossível não perceber semelhanças entre as duas propostas, quanto à urbanização e humanização da cidade

Projeto do Aterro da Baía Sul, do início da década de 1970, como imaginado pelo governador Colombo Salles - e jamais implantado, por causa da resistência política. Divulgação: Acervo Carlos Damião.

A proposta da quarta ponte entre Ilha e Continente é, sim, muito bonita, moderna e audaciosa. No entanto, ao assistir o vídeo apresentado nesta segunda-feira (7) pelo governo, voltei imediatamente à década de 1970 e ao minucioso projeto da ponte Colombo Salles, construída pelo governador de mesmo nome. Colombo, que era um visionário, contratou uma equipe de primeira linha para dar forma à segunda ponte e ao aterro da Baía Sul. O então governador era um profissional da área – engenheiro especializado em portos e canais – e, portanto, sabia muito bem o que pretendia. Contratou o paisagista Burle Marx, um ícone do urbanismo brasileiro, para projetar a ocupação do aterro. E sabem o que o urbanista propôs? Quase tudo o que está no estudo apresentado por Raimundo Colombo nesta segunda-feira (7): prédios funcionais, comerciais e residenciais, praças, pistas para práticas de atividades físicas, quadras esportivas, muito verde, marinas. O que nos leva a refletir: serão os críticos de hoje os mesmos do passado, que impediram a implantação do projeto de Burle Marx e permitiram que o aterro da Baía Sul assumisse esse aspecto de quintal de oficina mecânica?

Disse tudo

E o Guga Kuerten, na apresentação da proposta da quarta ponte, hem? Disse tudo: antes do novo Plano Diretor, não dá para implantar um projeto tão audacioso.

Proposta do atual governo para o aterro continental: a concepção geral de urbanismo é a mesma projetada na década de 1970.

Desvios…

Com as modificações do trânsito na região do futuro elevado Rita Maria, os pedestres ficaram sem chance para atravessar a rua, porque a sinaleira foi desativada. O leitor Jaison Lucas Palhares Filho questiona a falta de cuidados do poder público quanto às pessoas que circulam pela região.

Disputa

O “Do alto da minha ignorância, acho pouco inteligente uma coleção de pontes concentradas na mesma área disputando as mesmas vias de acesso”. Da escritora Norma Bruno, em seu Twitter (@norma_bruno).

Conteúdo publicado no Jornal Notícias do Dia, na Coluna Ponto Final, do Carlos Damião, em 08 de novembro de 2011.

Link original

Saiba mais:

Uma beira-mar sul melhor

Respondendo à primeira pergunta: não. O aterro da Baía Sul foi abandonado por uma série de disputas políticas partidárias e econômicas, tendo a implantação do espaço destinado ao público seguidamente procrastinado, até ser-lhe dado outra utilidade.

Anúncios

Responses

  1. https://getinsurancenowfast.org/ – cheap car insurance
    progressive car insurance
    progressive car insurance


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: