Publicado por: bicicletanarua | 21 setembro 2011

Desafios em Joinville

Os ciclistas pedem passagem na Cidade das Bicicletas

Autorama

Além dos perigos nas calçadas, bocas de lobo, desníveis e cruzamentos sem sinalização, a falta de educação de motoristas e motociclistas acaba colocando em xeque a segurança das ciclovias espalhadas pela joinvilândia. Se há uma cobrança para que velhos e saudáveis hábitos, como andar de bicicleta, voltem a ser a tônica numa cidade que cresce e sofre com essa transformação, por outro lado, a tranquilidade nas vias da outrora Cidade das Bicicletas foi substituída pela pressa do cotidiano. Cada minuto a mais atrás do volante ou de um guidão numa moto, seja num engarrafamento ou semáforo, representa um risco para quem utiliza as bicicletas como meio de transporte. Esse perigo real e imediato tem afastado até mesmo os que utilizam as magrelas no lazer de final de semana ou como forma de praticar uma atividade física.

Modelo.

Durante o bate papo na CDL Jovem, na última semana, Vlademir Constante, diretor do Ippuj – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, me mostrou um projeto semelhante de aluguel de bicicletas orquestrado pela iniciativa privada, que rola nos bastidores e que deve ser colocado em prática na joinvilândia.

Pedal.

Ainda sobre bicicletas, a USP – Universidade de São Paulo anunciou a implantação de um sistema de aluguel de bicicletas, comum em cidades européias, como Lion e Marselha, na França. A princípio serão disponibilizadas quatro bikes para que os alunos façam o descolamento dentro do campus. O objetivo do projeto elaborado por dois alunos é chegar a 100 bicicletas.

Conteúdo publicado no Jornal Notícias do Dia, versão de Joinville, na coluna de Haroldo Marinho, em 10 de maio de 2011.

Link original

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: