Publicado por: bicicletanarua | 23 setembro 2010

Quem usou o carro não andou

O texto abaixo estava no editorial da edição impressa do periódico Diário Catarinense de 23 de setembro de 2010 (pág. 10). Você pode vê-lo no site do DC aqui.

Editoriais

Ficou na intenção

Também em Florianópolis, a exemplo do que ocorreu em outras cidades do país, e reprisando o que se constatou em suas edições anteriores, o Dia Mundial Sem Carro, transcorrido ontem, ficou no reino das boas intenções, como se previa. Na verdade, a data serviu, sobretudo, para chamar a atenção para um dos maiores problemas urbanos deste tempo: a paralisia das nossas cidades. Nas ruas e demais vias públicas da Capital, filas se repetiram nos gargalos de sempre. Na percepção comum, se houve algum, terão sido escassos os motoristas que, aderindo à proposta, deixaram o carro na garagem e procuraram o transporte público ou outro meio alternativo de locomoção.

Diga-se ser esta uma proposta idealista e bem-intencionada, mas inócua, diante da realidade dos nossos cenários urbanos, marcados pela falta de mobilidade, por um trânsito caótico e por infraestruturas viárias que, há algumas décadas, foram superadas pelas frotas de veículos, que crescem exponencialmente.

Pior: enquanto cidades como a Capital dos catarinenses chegaram ao limite do suportável em matéria de falta de mobilidade, não há sequer notícias de investimentos consistentes em obras viárias, para a implantação de sistemas de transporte coletivo eficientes, seguros e econômicos, e em estímulo a outros meios de locomoção. Não se trata de falta de vontade da comunidade a quase nula adesão, mas da quase impossibilidade de fazê-lo, diante da falta de alternativas para os seus deslocamentos cotidianos na tumultuada realidade urbana, na qual a qualidade de vida desaba com a mesma velocidade com que aumenta o número de veículos em circulação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: