Publicado por: danielbiologo | 13 agosto 2010

Tem ciclista (?) que teima em achar que pode….

Dia 11 de agosto enquanto caminhava pela rua Esteves Júnior, com trânsito congestionado, pra variar, reparei em um ciclista que vinha na contra mão desviando dos carros, “arriscando” transformar-se em mais uma “vítima”do trânsito. Não contente logo a frente subiu na calçada pelo meio e desviando de pedestres para seguir pedalando sobre o passeio.

Os passeios ou calçadas são para os pedestres. Se estiver desmontado, empurrando a bicicleta, você se equipara em deveres e direitos ao pedestre.

Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.)

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Pedalar na contramão é muito perigoso. Há outros ciclistas em sentido contrário, há os pedestres. Quando um ciclista cruza com outro na contramão, um dos dois precisa desviar e sair da trajetória, às vezes entrando na frente de outros veículos de forma abrupta. Pedalar na contramão pega de surpresa motoristas e pedestres. Ninguém espera que haja alguém no fluxo inverso e isso aumenta o risco de acidente.

Anúncios

Responses

  1. Discordo inteiramente.

    Só posso conceber que a lei que afirma que o ciclista tem que andar no fluxo foi feita por alguém que nunca andou de bicicleta na rua, porque não há nada de mais perigoso do que andar de costas para as ameaças em potencial.

    Diversos monstroristas de carros e ônibus não têm o menor respeito pelo ciclista e tem querer que o ciclista ande às cegas para esses perigos só pode ser uma ofensa. Diversas vezes me safei de ser atropelado por encostar na calçada quando percebia que o carro ou ônibus queria me dar um superfino ou me atropelar.

    Quando ando no fluxo, é apenas para meu maior estresse, sentindo os carros passarem perto sem vê-los ou saber a que distância passarão.

    Defender essa lei é ridículo! Ela tem é que ser reformulada!

    Se houver ciclovia, anda-se no fluxo! Se não, na contramão ou na calçada… Proporcionalmente, quem é mais ameaçador a quem? O carro e ônibus ao ciclista ou o ciclista ao pedestre?

    Só uma vez ouvi a bizarra notícia de alguém atropelado por bicicleta, mas ciclistas atropelados por carros eu ouço e vejo constantemente.

    “Ciclista teima em achar que pode se igualar ao carro e andar no fluxo”…

  2. No trânsito, no meio dos carros, você se assemelha a eles e tem que se comportar como eles. Dar a preferência a eles quando necessário (pelo fato de serem mais velozes e pesados), reduzir a velocidade quando necessário e mesmo, parar, se necessário. (Nenhum ciclista gosta de parar, esse é um dos maiores problemas!) Ultrapassagens só com muita segurança de que vai dar prá fazer. Outra coisa: o motorista sempre espera que você ande no canto, dando espaço suficiente para ele passar. Muito ciclista quer se comportar no trânsito como se fosse diferente, alguns querem mesmo competir com os carros, o que é um risco muito grande. Aliás, o correto mesmo é o ciclista sempre optar por vias paralelas e só se aventurar numa via de grande movimento quando não houver opção. Pedalar por calçadas movimentadas é algo impensável de tão absurdo. Se a calçada estiver completamente vazia, pode-se até utilizá-la, mas sempre em baixa velocidade e com as mãos prontas para freiar (um pedestre pode surgir a qualquer momento de forma inesperada). Na calçada, só andando a pé, empurrando a bicicleta e é isso que muito ciclista detesta fazer.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: