Publicado por: bicicletanarua | 7 maio 2010

Patinete em meio ao trânsito de Florianópolis

Não, leitor, o título não está equivocado!

Lá ia eu pela R. Altamiro Guimarães, em direção ao Beiramar Shopping, quando o vi. Pouco mais à frente, um ser indescritível (vocês já verão por que) cruza a R. Bocaiúva com um patinete!

Minha mente divagava, relembrando o rapaz que vi de patins em pleno trânsito em outra ocasião. Pensei também na oportunidade que para ele era a Ciclofaixa da R. Bocaiúva, que completou um ano de existência em abril, até hoje não foi finalizada e serve como mau exemplo da educação manézinha para os turistas europeus que visitam a cidade, tamanha a quantidade de automóveis parados sobre ela, em contraste com a cultura do Velho Mundo, onde a bicicleta é sinônimo de saúde e incentivada.

Bem, voltando à história…

Manco do jeito que estou, devido a um acidente aqui na última Bicicletada, perdi-o de vista. Já estava saindo do shopping, quando dei de cara com a figura:

Pessoa empurrando patinete no piso térreo do Beiramar Shopping.

Ele estava com o patinete dentro do shopping! Ah, se fosse o Litoral Plaza (em Praia Grande, SP)! Ou o Ceisa Center…

Apressei-me e consegui falar com o rapaz, que ficou ainda mais um tempo no local e me permitiu uma outra abordagem pouco depois.

Em ambas as vezes, perguntou-me com sua voz rouca se eu era da imprensa e se fora eu que publicara sobre ele no DC daquele mesmo dia… Falei que eu escrevo sobre transporte ativo e demonstrei meu interesse naquele modal.

Ele chama-se Céser (assim mesmo) e o patinete em questão é um misto de motorizado e manual. Uma chave aciona uma bateria tripla, posicionada sob o apoio dos pés. Com a chave desligada, o patinete é como outro qualquer, mas com a base mais larga para acomodar ambos os pés.

Céser e seu patinete híbrido.

Não fiz mais perguntas. Disse-me que poderia descobrir muito mais no DC. Bom, sempre se pode pular alguma coisa numa edição lida por cima. Imaginei que apenas dois colunistas publicariam a história. Acertei na mosca! Ele apareceu na edição de quinta e sexta-feira na coluna Visor, do Rafael Martini. As imagens que ilustraram essas matérias encontram-se logo abaixo.

O uso de meios de transporte híbridos é uma opção válida. Se não houver abuso por parte dos usuários (como excesso de velocidade quando o motor estiver acionado), pode-se, inclusive, levar em consideração o uso de ciclovias e ciclofaixas por esses modais. Entretanto, necessitamos de novas regulamentações! As bicicletas elétricas são consideradas ciclomotores, havendo necessidade de carteira de habilitação (ACC ou tipo A) e emplacamento, o que não acontece na maioria dos casos. Em Florianópolis, enquanto alguns usuários utilizam o bom senso, outros comportam-se como membros da pior laia de motoristas, ultrapassando os 40km/h em ciclovia. Isso quando deveriam estar em plena Av. Beira-Mar Norte, disputando espaços com veículos maiores…

Felizmente, as novas regulamentações devem tornar o convívio entre ciclistas ativos e ciclomotorizados mais fácil, contribuindo para evitar esses abusos e punir mais severamente os desregrados.

Fabiano Faga Pacheco

Responses

  1. Fabiano, vi a figura na avenida Rio Branco, terça-feira à tarde (16h30), na frente da Receita Federal. Eu estava caminhando com meu filho, que perguntou: o que que é isso, papai??? ……..

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Vá de Bike!, Bicicleta na Rua. Bicicleta na Rua said: Patinete em meio ao trânsito de Florianópolis: http://wp.me/pvxgt-fw […]

  3. Oi Fabiano!
    Vi uma vez o Céser qdo fui à temakeria que fica ao lado do Shopping Beira-Mar, e ele chegou pouco depois.
    Figuraça total!
    Abraço!


Deixe um comentário

Categorias

