Publicado por: danielbiologo | 13 janeiro 2010

Pé no pedal e muita estrada

A reportagem abaixo foi originalmente publicada na edição impressa do periódico Diário Catarinense em 13 de janeiro de 2010 (pág. 18). Você pode ver a matéria no site do DC aqui.

Pedala! É logo ali

NA MAGRELA

Pé no pedal e muita estrada

Ciclistas percorrem mais de 400 quilômetros entre Joaçaba e Florianópolis

Se a ansiedade é natural àqueles que viajam, para 11 ciclistas de Joaçaba,  o sentimento elevou-se às alturas no início da manhã de ontem, quando o  grupo deixou o município para fazer uma viagem especial.

Assim que os primeiros raios de sol apareceram no horizonte, o grupo  seguiu de bicicleta até Florianópolis. A previsão é de chegar na Capital na  sexta-feira.

Hoje, os ciclistas devem percorrer 90 quilômetros entre as cidades de  Vargem, no Meio-Oeste, e Lages. A ideia inicial é almoçar em  restaurantes à beira da estrada e dormir em colchões e sacos de dormir que estão acomodados no carro de apoio que acompanha o grupo. Amanhã, as belas paisagens serranas formarão o cenário que o grupo percorrerá em mais de 110 quilômetros. Vislumbrar a Ponte Hercílio Luz, além de agradar aos olhos, trará a sensação de missão cumprida.

Depois de mais de 400 quilômetros de pedalada, a turma terá conseguido chegar ao destino. Os preparativos se iniciaram há cerca de um ano. O mais experiente, Ricardo Zago, motivou os demais integrantes a aceitar o desafio. Depois de participar de competições regionais e estaduais, preparar o corpo e caprichar nos cuidados alimentares, a turma aceitou a pedalada até a Capital.

– Todos capricharam no preparo. Além de pedalar, muitos correm ou nadam. Tivemos acompanhamento de nutricionista para equilibrar a alimentação e saber quais produtos levar na bagagem – contou Ricardo Massignani, ciclista que conduziu o grupo na largada.

Onze aventureiros enfrentaram neblina, calor e chuva logo na saída, próximo a Erval Velho, na BR-282. Foto: Francine Cadore.

A comitiva não é formada por ciclistas profissionais. São empresários, dentistas, profissionais liberais, engenheiros e agrimensor que se uniram por conta do gosto pela aventura. Na bagagem, frutas, fontes de carboidrato, água, protetor solar e pomada para assaduras.

– Driblar o tempo será o nosso principal desafio – disse Marcelo Brollo.

Na hora da saída, pela BR-282, no sentido a Erval Velho, a neblina encobria a rodovia. Durante a manhã, muito calor e, à tarde, pancadas de chuva.

Francine Cadore
Joaçaba/SC

Veja também:

Continuam as pedaladas por terras sulinas
Cicloviagens por terras sulinas
Ciclista já conheceu mais de 3000 cidades com a sua bicicleta
Ciclistas viajarão de Florianópolis a Santiago para mostrar eficiência da bicicleta
Grupo de estudantes fará expedição de bicicleta entre Chile e Argentina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: