Publicado por: bicicletanarua | 3 novembro 2009

Uma das várias funções das ciclovias

Ciclovia é uma opção para o lazer! Mais é ainda mais! Ela é um instrumento pelo qual se pode proporcionar justiça social, através da segurança proporcionada aos usuários de meios alternativos de transporte que vêem suas vidas constantemente ameaçadas quando tentam compartilhar as ruas com motoristas irresponsáveis – e estes ainda são muitos em nosso país.

Enquanto as estatísticas nos fornecem números duais em relação ao trânsito – ou está congestionado e os carros ficam parados ou não está congestionado e o excesso de velocidade e a imprudência vitimam inocentes -, as ciclovias, quando bem feitas, estimulam as atividades físicas, o deslocamento autônomo livre, tudo isso com a tranqüilidade e segurança almejadas por quem quer apenas cumprir a sua meta – seja chegar ao seu destino seja fazer o seu exercício.

As ciclovias feitas hoje ajudarão a moldar as atitudes das pessoas do amanhã. Se lá fora (Holanda, Alemanha, Dinamarca e até mesmo Estados Unidos) é comum ver as crianças irem à escola, à faculdade, às festas de bicicleta, é porque o comportamento da sociedade frente ao trânsito tornou propício esse hábito, bem como acalmou os pais em relação à segurança de seus filhos.

Em plena região central de Florianópolis, vemos que as estruturas cicloviárias começaram a promover o gosto pela bicicleta e uma alternativa de lazer aos jovens de amanhã. Enquanto alguns deles já usam o chamado transporte ativo para ir à escola, outros aprendem agora a pedalar.

Criança aprende a pedalar uma bicicleta com rodinha na ciclovia da Av. Hercílio Luz.

Criança aprende a pedalar uma bicicleta com rodinha na ciclovia da Av. Hercílio Luz.

DSC00124

Criança com patins na ciclovia da Av. Hercílio Luz.

[Por Fabiano Faga Pacheco]

Anúncios

Responses

  1. […] Uma das várias funções das ciclovias « Bicicletada Floripa bicicletadafloripa.wordpress.com/2009/11/03/uma-das-varias-funcoes-das-ciclovias – view page – cached Ciclovia é uma opção para o lazer! Mais é ainda mais! Ela é um instrumento pelo qual se pode proporcionar justiça social, através da segurança proporcionada aos usuários de meios… Read moreCiclovia é uma opção para o lazer! Mais é ainda mais! Ela é um instrumento pelo qual se pode proporcionar justiça social, através da segurança proporcionada aos usuários de meios alternativos de transporte que vêem suas vidas constantemente ameaçadas quando tentam compartilhar as ruas com motoristas irresponsáveis – e estes ainda são muitos em nosso país. Read less […]

  2. Concordo com o texto.

    Estive em Montreal, capital de Quebec, Canadá. Há mais de quatro mil quilometros de ciclovia nesta região. Se faz tudo, a bicicleta vai no metro, tem a bicicleta pública (como transporte público)!!!

    Moro em Manaus e perguntei ao engenheiro das obras preparatórios da copa com relação ao transporte público sobre a bicicleta. Ele me disse que, a bicicleta não era uma opção por causa do calor. Mas, todas as cidades do interior o pessoal anda de bicicleta …

    Abraços, parabéns pelo movimento

    • Olá! Eu peço licença pra divulgar nossa iniciativa em Manaus para promover o uso da bicicleta como meio de transporte.

      É o Pedala Manaus!

      http://pedalamanaus.blogspot.com/

      Abraços,

      Saci

  3. […] Uma das várias funções das ciclovias […]

  4. […] A cidade do futuro: muitas bicicletas Uma das várias funções das ciclovias […]

  5. […] Bicicleta, transporte de rico A cidade do futuro: muitas bicicletas Uma das várias funções das ciclovias […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: