Publicado por: danielbiologo | 6 agosto 2009

Ciclovia na Osni Ortiga, em breve!!!

Avenida Osni Ortiga terá ciclovia


Extraído de: Prefeitura de Florianopolis

O vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, e o secretário de Obras, José Nilton Alexandre, reuniram-se com representantes comunitários da região da Lagoa da Conceição para discutir a obra de revitalização da avenida Osni Ortiga, que vai ganhar uma ciclovia e passeios para pedestres. O encontro aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 5, no gabinete do vice e contou ainda com a presença do vereador Renato Geske (PR) e técnicos do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), órgão responsável pela elaboração do projeto final.

A ciclovia Rota 9 avenida Osni Ortiga/Porto da Lagoa terá uma extesão total de 3,2 quilômetros, sendo dois de vias exclusivas para bicicletas e 1,2 quilômetro de compartilhada de baixa velocidade. A faixa vai ligar a avenida das Rendeiras ao Rio Tavares fazendo conexão com outras duas rotas de cliclovias que servirão a região. Conforme os técnicos da Prefeitura, a revitalização da área deverá custar cerca de R$ 1 milhão. No encontro ficou estabelecido que o IPUF e a Secretaria de Obras deverão concluir um projeto para ser apresentado à comunidade no prazo máximo de 30 dias. Após aprovado pelos moradores o projeto será orçado e a município buscará os recursos para a execução da obra.

O vice João Batista Nunes salientou aos representantes comunitários o desejo do prefeito Dário Berger em fazer as melhorias, afirmando que a obra está entre as prioridades. As ciclovias da Osni Ortiga e a universitária, na bacia do Itacorubi, são prioritárias dentro das questões da mobilidade do município, frisou. Quanto aos recursos para a obra a Prefeitura estuda várias alternativas. O IPUF já tem um pedido de verbas tramitando no Ministério das Cidades e na reunião foi cogitado até uma participação público-privado, com recursos oriundos de empresas da região através de compensação ambiental.

Outra preocupação tratada no encontro foi a segurança e a velocidade dos veículos na avenida. De forma emergencial a Secretaria dos Transportes se comprometeu a viabilizar junto ao IPUF a colocação de placas de trânsito estabelecendo 60 Km/h como velocidade máxima em toda a Osni Ortiga. Além disso, o município vai solicitar à Polícia Rodoviária Estadual a adoção de policiamento ostensivo com radar móvel na via. Estamos estudando a colocação de lombadas eletrônicas em vários pontos da cidade para coibir o excesso de velocidade e educar os motoristas e a Osni Ortiga deverá ser uma via onde esses redutores serão instalados, adiantou João Batista.

Link: http://www.jusbrasil.com.br/politica/3087831/avenida-osni-ortiga-tera-ciclovia

Na reunião estiveram presentes também o Movimento Ciclovia na Lagoa Já – Moura Ferro, Gilson Ruiz, Daniel Costa (que também representou a FATMA) -, Milton Della Giustina pela ViaCiclo e o Fabiano Faga pela Bicicletada.

Anúncios

Responses

  1. […] O percurso do pedal lúdico-educativo é definido na hora pelos participantes, mas pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer idade ou porte físico. O limite físico é sempre respeitado. Portanto, traga seus amigos e venha festejar ao ar livre a nova conquista da Lagoa da Conceição. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: